sexta-feira, 11 de junho de 2010

O DIA DO PASTOR


2o. DOMINGO DE JUNHO

O DIA DO PASTOR: SUA ORIGEM E IMPORTANCIA
(Pr. José Nilton Barbosa)

O dia do Pastor, foi instituído pela CBB, por ocasião da 7ª sessão, da 40ª Assembléia da Convenção Batista Brasileira, realizada no dia 19 de janeiro de1957, no templo da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, MG. Uma justa homenagem a alguns pastores do passado. Que as igrejas lembrassem e homenageassem seus antigos pastores que no seu pastorado serviram o Senhor e abençoaram Seu povo.
Seguindo o exemplo dos batistas, creio eu, os presbiterianos também definiram uma data para se comemorar o dia do pastor presbiteriano 17 de dezembro. Trata-se de uma celebração do presbiterianismo brasileiro. Refere-se à ordenação do reverendo José Manuel da Conceição, em 17 de dezembro de 1865, tornando-se assim o primeiro pastor protestante nascido no Brasil.
Mas, a idéia conforme observamos, com base nas datas, foi dos batistas.
Lendo um artigo sobre o dia do pastor, escrito pelo Ilustre Pr. Irland Pereira de Azevedo, me chamou a atenção os três propósitos que ele nos apresenta sobre esse dia. Tomo a liberdade de comentar esse tema de elevada importância, seguindo a linha de pensamento do Pr. Irland, e espero que sirva de reflexão por parte dos internaltas; e contribua de forma positiva como um incentivo para as igrejas e membros irmãos em geral reconhecerem o seu pastor.

O Dia do Pastor serve para lembrar o privilégio de ser Ministro da Palavra.

O dia do pastor, é acima de tudo um privilégio. Porque trata-se de uma vocação, uma chamada divina. É um privilégio cooperar com Deus, no pastoreio de Seu povo. Deus não escolheu os anjos como mensageiros e expositores de Sua Palavra, ainda que isso eles desejassem, e muito. Deus nos escolheu, e nos provisionou, nos capacitou, e nos permitiu o preparo em escola teológica e o labor prático nas igrejas, para o ministério que hoje exercemos.

O Dia do Pastor serve para reafirmar a responsabilidade que nos assiste.

Todo privilégio é revestido de responsabilidade. O Ministério Pastoral envolve enorme responsabilidade: diante de Deus, que nos chamou em Cristo, diante da Igreja a que servimos, diante da sociedade humana que espera que sejamos exemplos de verdadeiros cristãos, diante da verdade e dos absolutos do Evangelho. Temos a incumbência de transmitir a mensagem do evangelho, em sua pureza e cumprir o ministério da reconciliação (2Co 5.18-19). E qual oportuna e imperativa é essa mensagem, num mundo de violência e dividido como o nosso!

O Dia do Pastor presta-se a que lembremos e reafirmemos as exigências do Ministério da Palavra.

Finalizando, afirmamos que o Ministério da Palavra, apresenta importantes exigências:
1º.) Ele requer que cada um de nós se ache fiel àquele que nos chamou.
2º.) Ele requer que cada um de nós tenha um profundo interesse e crescente conhecimento da Palavra de Deus e do Deus da Palavra. Do Deus Pai, e Filho e Espírito Santo.
3º.) Ele requer santidade de vida e compromisso, num mundo que zomba da pureza e dos valores espirituais e morais; que façamos diferença.
4º.) O Ministério Pastoral requer integridade, diante da sociedade, de nós mesmos e de nosso Deus.
5º.) O Ministério Pastoral requer o cultivo das disciplinas espirituais, que tenhamos compromisso com a excelência acadêmica. Sejamos homens de Oração, leitura da Palavra, seu estudo e meditação nela e outras disciplinas devem constituir marcas de nossa vida pessoal, como obreiros do Senhor.
6º.) O Ministério Pastoral requer relacionamentos saudáveis: com Deus, com a família, com as ovelhas, com as pessoas, pois a excelência de nossos relacionamentos glorifica o nome do Senhor e decisivamente contribui para uma liderança pastoral saudável.

Como bem afirma o Pr. Irland, os relacionamentos do pastor são relações humanas redentivas.
Bibliografia:
Inernet: Wikipédia, a enciclopédia
Pr. Octavio Felippe Rosa (JB 14/06/1981).(pesquisa realizada pelo irmão Othon Àvila Amaral) informações encontradas no site da OPBB/CBB.
Artigo do Pr. Irland Pereira de Azevedo, criado em 10 de junho de 2007 ( informações encontradas no site da OPBB/CBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Ágape!

Cristão Site